[A Importância do Curso de Capacitação de Preposto]

Preposto nada mais é do que o representante do empregador. Aquele encarregado de desempenhar um papel de estrema relevância, incumbido de esclarecer e informar fatos relacionados com a causa e os serviços desenvolvidos no ambiente de trabalho.

Estar preparado para desempenhar o papel de representante do empregador, quando e onde for necessário, constitui sem dúvida um diferencial competitivo a ser considerado. As declarações do preposto em audiência com certeza conduzirão os rumos do processo até o fim. Se o preposto não estiver capacitado para atuar em nome da empresa, prestando declarações sobre fatos, conforme as teses constantes da defesa, a hipótese de condenação será o resultado esperado.

O primeiro momento para aferir a capacitação ocorre naturalmente na contratação do empregado, quando são feitas as análises curriculares dos candidatos a uma vaga de emprego ou, no caso de servidores públicos, na entrega dos documentos, que ocorre, quase sempre, antes da posse do interessado, no cargo efetivo ou em comissão.

O currículo é um documento autobiográfico do candidato, onde deve ser escrita, de forma sucinta, objetiva e clara a vida profissional. Saberes, experiências, promoções na carreira, etc.

No currículo são elencadas as habilidades e as experiências anteriores, que tem por finalidade dar publicidade de modo a ajudar o analista de gestão de pessoas, na análise para constatar se o candidato reúne as condições para o exercício profissional visado pela empresa para o preenchimento da vaga disponível.

Um bom curso de capacitação de preposto deve abordar todos os aspectos que a função exige, tais como: comportamento adequado nas audiências judiciais, além de contemplar as noções básicas das estruturas do Judiciário e como atuar em ambiente administrativo, em órgãos de controle (Tribunal de Contas, Ministério Público, PROCON, etc.).

Afinal, o preposto estará no lugar do empregador e esse papel deve ser bem realizado.

A informação do conhecimento adquirido no curso de capacitação deve constar da autobiografia do profissional (currículo), para fins de análise do histórico dos saberes adquiridos, da experiência prática e teórica, matéria de sua especialização.

A aprovação em um curso de preposto é sem dúvida um diferencial competitivo a ser considerado.

_____________________

Eduardo Luis Souza de Athayde Nunes. Advogado e professor. Atualmente, trabalha na área de educação em pareceria com a empresa EDUCAREVIRTUAL, no ensino a distância, em Brasília/DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *