[ Você sabe quais são as Vantagens e Desvantagens do Ensino a Distância? ]

Pesquisas históricas indicam que no final de 1800 e início de 1900, no Brasil, existiam anúncios em jornais de oferta de cursos profissionalizantes por correspondência. Eram cursos de datilografia e eram ofertados por professores particulares.

No inicio o material didático era enviado pelos Correios, que utilizava principalmente as ferrovias para o transporte.

Depois vieram os cursos por meio do rádio (Radio Sociedade do Rio de Janeiro), mas os políticos ficaram receosos com a possibilidade de transmissão de conteúdos subversivos, principalmente a partir de 1930. A rádio foi o segundo meio de transmissão do saber a distância, precedida apenas pela correspondência.

Tivemos também o cinema educativo e a TV educativa até o advento da internet. Hoje em franca expansão.

No final da década passada com a comercialização de microcomputadores pessoais e a criação da internet com a criação de inúmeros aplicativos para os mais diversos fins, surgiu a ideia de universalizar o ensino por meio da rede mundial de computadores.

Educadores passaram a estudar as ideias para popularizar e compartilhar o conhecimento por meio dos recursos tecnológicos oferecidos pela internet.

Para isso estudaram as vantagens e desvantagens que esse sistema de ensino proporciona aos alunos, professores e a sociedade em geral.

Vantagens do ensino a distância:

A principal vantagem é a flexibilidade. O aluno pode estudar no local e hora que quiser, basta acessar a página do curso em que estiver inscrito e iniciar os estudos. O acesso é fácil e ágil, dependendo unicamente do equipamento que esteja usando para isso.

A educação virtual proporciona um grande nível de conectividade. Os alunos podem estabelecer conexões entre si, com os professores e/ou especialistas por meio de e-mail ou conferencia. Muitos programas educacionais são montados para pôr estudantes e especialistas em contato e promover o diálogo entre eles.

Outra vantagem é que o aluno não precisa se deslocar para as salas de aulas. O deslocamento pode ser uma perda de tempo precioso, além do cansaço que pode ocasionar no deslocamento. O aluno em casa tem maior tempo livre para decidir quando e onde estudar. O ensino on line proporciona maior autonomia ao aluno.

Há pessoas que são comunicativas (extrovertidas) e outras, são muito tímidas, com dificuldade para falar em público, principalmente em ambiente desconhecidos. Para essas pessoas inseguras ou ansiosas que ficam apavoradas com a ideia de falar em público, principalmente quando as aulas são dialogadas entre os professores e os alunos, o ensino a distancia quebra com esse comportamento conhecido como fobia social ou transtorno da ansiedade social. O ensino virtual pode é um mecanismo que permite chegar até o aluno e promover uma interação saudável entre aluno-professor.

Do lado da economicidade também encontramos vantagens, como por exemplo, ausência de gastos com transporte, alimentação e até com os custos do aprendizado porque os cursos virtuais são mais baratos em relação aos cursos presenciais.

É uma ótima opção para quem tem uma vida agitada, como a dedicação ao trabalho e a dos filhos.

Para quem quer melhorar o currículo profissional, o ensino virtual é uma excelente opção.

As desvantagens podem ser assim resumidas:

A autonomia para alguns pode ser uma desvantagem em relação ao ensino presencial, porque o aluno pode sentir a sensação de que não será cobrado e que poderá adiar os estudos indefinidamente.

Conexão lenta e equipamentos inadequados podem são itens realmente desvantajosos para o ensino a distancia.

O preconceito é a principal barreira ao ensino virtual. Tem pessoas que valorizam mais o ensino presencial do que o ensino virtual. Isso é um mero preconceito porque as exigências dos alunos são completamente equivalentes. Tanto o ensino tradicional (presencial) e o ensino virtual irão oferecer o mesmo diploma.

Só que tem uma coisa que deve ser levada em consideração. Quando você está assistindo uma aula presencial, você não está estudando, apenas ouvido.

Os estudos começam após as aulas, em casa, lendo, escrevendo, fazendo mapas mentais, resumos, exercícios, etc. Uma simples aula não é suficiente para assimilar os conteúdos dos estudos.

Para alguns, o ensino a distancia é um desafio a enfrentar, porque será preciso ter um ambiente saudável para os estudos, disciplina e força de vontade.

A organização do estudo estará sob o comando do estudante e o resultado dependerá muito da disposição e entrega para aprender, por mais que exista um professor-tutor para ajudar nas atividades.

O aluno será o responsável por administrar o seu tempo e suas entregas de trabalho, quando solicitado.

Sabemos que a interação entre colegas é menor que em sala de aula presencial, mas ocorrem também no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), nas atividades em grupo ou nas videoconferências.

Tem escolas e faculdades que disponibilizam polo de apoio presencial para fazer provas ou até mesmo para apresentar trabalhos.

Lembrem-se de que a Educação à Distancia (EAD) ainda é recente no Brasil e que propicia aos alunos que moram longe uma oportunidade educacional importante.

__________________

Eduardo Luis Souza de Athayde Nunes. É advogado e professor. Atualmente, trabalha em pareceria com a empresa EDUCAREVIRTUAL, no ensino a distância, em Brasília/DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *